terça-feira, 3 de maio de 2011

IPB Novo Horizonte

  No dia 14/05/2011 os Jovens do Sínodo Brasil Central estarão comemorando os 75 anos da UMP no Estacionamento da Igreja Presbiteriana Novo Horizonte. Entenda agora um pouco desta vasta história.




CONFIRA NO MAPA ABAIXO O ENDEREÇO DA FESTA:
Av. Domiciano Peixoto, Qd. 16, Lt. 16, Jd. Vila Boa, Goiânia/GO.


Exibir mapa ampliado


         Em maio comemoraremos nossos 75 anos. Como assim? Pois se algumas UMPs já fizeram suas festas de 75 e até de mais? Bem, datas podem ser convencionadas.
        Em 1936 os jovens das centenas de igrejas presbiterianas do Brasil já estavam se organizando sob vários nomes, como por exemplo: Sociedade de Jovens, Sociedade Heróis da Fé, Sociedade Esforço Cristão, etc. O Supremo Concílio então recomendou que os pastores dessem todo o apoio para que os jovens se organizassem em cada igreja sob o nome de União da Mocidade Presbiteriana (UMP). Portanto nossos 75 anos significam que, a partir da reunião do Supremo Concílio de 1936 houve a decisão de chamar todas as sociedades domésticas de jovens e as que viriam a se organizar, com a mesma nomenclatura (Digesto Presbiteriano 1882-1942, pg. 20). 
      Em 1938 foi criada a Secretaria Geral da Mocidade, sendo o nosso primeiro Secretário o Rev. Benjamin Moraes (Digesto Presbiteriano 1882-1942, pg. 20). Em 1946 outras denominações já haviam organizado seus órgãos nacionais e nos também o fizemos quando, em fevereiro, no Primeiro Congresso Nacional da Mocidade Presbiteriana, foi organizada a Confederação da Mocidade Presbiteriana – CMP, cujo primeiro presidente foi o jovem Tércio Epêneto Emerique.


          A Mocidade Presbiteriana cresceu, a CMP esteve em todos os Estados onde existiam UMPs organizadas, colaborou na criação de Federações Presbiteriais, publicou o jornal “Mocidade” e realizou Mais quatro congressos nacionais. Em 1960, devido a dificuldades de relacionamento entre a diretoria da Confederação e a direção da Igreja, a Comissão Executiva do Supremo Concílio resolveu extinguir a Confederação da Mocidade Presbiteriana e alterar a estrutura do trabalho dos jovens em âmbito nacional. A juventude presbiteriana ficou triste, tirou o pé no acelerador, mas não se acabou. Em diversos pontos do Brasil houve real crescimento, foram organizadas Confederações Sinodais, e em 1986 – depois de 26 longos anos de trabalho e grandes lutas, foi reorganizada, capitaneados por Sinodais do Rio, a Confederação, recebendo o novo nome: Confederação Nacional de Mocidade.


      E hoje proclamamos cada vez mais alto de que “Somos testemunhas!”, alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho.

3 comentários:

  1. Dia 14 tá chegando,estaremos lá com a graça de DEus!!


    Edden!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom cara, leve a galera e que Deus os abençoe!!!!!

    ResponderExcluir
  3. MAIORES INFORMAÇÕES: http://galerapresbiteriana.blogspot.com/

    ResponderExcluir